Publicado em 08/12/2021, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: branding, identidade visual, logotipo, logo, logomarca, estratégica de marca, gestão de marca.


Branding vs. Identidade Visual vs. Logotipo

Vivemos na era da informação e nunca antes se ouviu falar tanto em investimentos em Branding, Identidade Visual e Logotipo no meio corporativo. Apesar disso, a realidade do dia a dia mostra que o conhecimento básico sobre esses assuntos ainda faz falta para gestores e líderes de empresas.

Branding, Identidade Visual e Logotipo estão escritos nessa ordem propositalmente. Existe uma hierarquia de informações para que você entenda de forma correta esses assuntos que estão interligados mas são completamente diferentes. Nesse artigo vou falar sobre cada um deles e suas diferenças.

Caso você não entenda o significado de algum termo escrito nesse artigo, confira o glossário de branding que escrevi e pode te ajudar, clicando aqui.
1. Branding

Branding é a junção do termo “brand” (marca em inglês) com “ing” que é o equivalente ao gerúndio no português e indica um verbo em ação contínua, ou seja, em uma tradução livre branding é o processo estratégico e contínuo de fazer gestão de marca. Até aqui tá fácil, mas será que você sabe o verdadeiro significado de marca?

Marca é um ativo intangível, ou seja, algo que está na mente das pessoas mas que tem retorno econômico para um negócio. Eu particularmente gosto muito da definição de marca do Marty Neumeier em seu livro The Brand Gap, onde diz que “Marca não é o que você diz que é. É o que eles dizem que é.” Em outras palavras, marca é o mesmo que reputação, é um conjunto de percepções sobre uma empresa, um produto, um serviço ou até mesmo uma pessoa.

Então voltando na nossa definição, podemos dizer que branding é o processo estratégico e contínuo de gerir e influenciar as percepções das pessoas sobre uma empresa, produto, serviço ou pessoa.

Isso fica mais fácil de entender com um exemplo. Pense na marca Apple, provavelmente alguns dos atributos que permeiam sua mente são: inovadora, resistente, símbolo de status, criativa e diferente. Essas são as percepções que temos da empresa, dos produtos e dos seus serviços, mas nós não criamos essas percepções somente por ver o símbolo da “maçã”, nós projetamos essa “imagem” da Apple porque ela se posiciona para ser vista dessa forma, seja por meio das suas peças de comunicação, do seu site, dos seus produtos, lojas, atendentes e etc. E isso nos leva ao segundo tema desse artigo: identidade visual.
2. Identidade visual

Identidade, linguagem ou universo visual da marca é o conjunto de elementos visuais que aplicado nos pontos de contato da marca (imagem acima) vão auxiliar na correta construção de percepções, relacionamento e identificação no mercado. Por este motivo, é tão importante pesquisar, estudar e conhecer a fundo os stakeholders de uma empresa antes de construir um projeto de identidade visual, principalmente consumidores e concorrentes.

Os elementos básicos de uma identidade visual são: logotipo, perfil de cores institucionais e tipografias institucionais, mas de acordo com cada projeto e marca esse conjunto pode se expandir para linguagem fotográfica, iconografia, ilustrações, estampas e outros.
3. logotipo

Como visto, o logotipo é um dos muitos elementos que podem compor uma identidade visual, mas que tem função importantíssima: a identificação rápida da marca.

O logotipo é como se fosse a assinatura da sua marca. A analogia que eu sempre gosto de fazer é com um quadro de um pintor. Sua marca é como se fosse a obra em si, toda a composição, os conceitos e significados, a história e as percepções de quem a vê. A identidade visual são as cores, formas e texturas utilizadas para fazer a obra e o logotipo é como a pequena assinatura do autor no canto inferior, identificando rapidamente de quem é esta obra.

Dificilmente um logotipo sozinho é capaz de gerar resultados significativos para um negócio. É quase que somente um acessório da empresa para identificar materiais de comunicação.

Já um projeto de marca, um universo visual completo feito de forma estratégica a partir de pesquisas de comportamento do público e mapeamento do cenário competitivo, esse sim, é capaz de transformar uma empresa por completo, criando diferenciação para o negócio, influenciando positivamente nas percepções do público sobre a marca, gerando credibilidade e agregando valor para o produto ou serviço.

Espero que eu tenha te ajudado a entender mais sobre esses assuntos, mas se mesmo assim você ainda ficou com alguma dúvida, entra em contato comigo pelas minhas redes sociais ou e-mail que terei prazer em te responder.
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